TE CUIDA,IRMÃO

Imagem inline 1

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OS 7 PECADOS CAPITAIS


       



                     “OS 7 PECADOS CAPITAIS”

Este é o fascinante tema que a Editora Pimenta Malagueta escolheu para sua nova Seleta Literária.
Os pecados,sejam veniais ou capitais,sempre mexeram com o inconsciente das pessoas,mesmo daquelas que não creem em nada ,até as seguidoras intransigentes dos cânones religiosos.
Certamente,cometemos um ou vários deles todos os dias.Alguns,como a Inveja,nem percebemos que temos.Alguém ,em sã consciência,se confessaria um invejoso?   Outros,confessamos com um leve “,mea culpa”,mas,sem que isso nos tire o sono.A vaidade,por exemplo,afeta principalmente mulheres e escritores.Já se fala muito do tamanho do ego de um escritor.Mas,será a vaidade um pecado?Pode ser, porém, não é um pecado cabeludo,daqueles que dão inferno.
O orgulho, também chamado de soberba,é um pecado muito mal visto.Todos desdenham o orgulhoso e torcem pelo seu fracasso.-“Tenho visto muito coqueiro alto cair...” dizem os inconformados.
Mas,tem quem veja o orgulho com bons olhos.Ter orgulho do seu país,do seu clube de futebol,da sua honestidade.Bem,esse é o  orgulho benéfico,aquele que não pisa em ninguém.Será? Não sei,motivo para um longo estudo.
 A gula é um dos mais corriqueiros, inclusive,apanágio dos padres e frades,todos  considerados,glutões.
De uma casa farta,diz-se :-Come-se,ali,como num convento.Na falta de outros prazeres,como a luxúria,por exemplo,o pecado da carne,compreende-se.
A luxúria é um dos mais votados. Êta pecado danado de gostoso!Resistir,quem há -  de?
Agora,mal visto,mesmo é a avareza,apego demasiado aos bens materiais.A Literatura está cheia de personagens assim,o Shylock, de Shakespeare,o Scrooge,de Dickens,o avarento,de Moliére,enfim,personagens que caem no gosto do público,embora execrados por ele.
A ira,é um pecado mais corriqueiro e nem tem cara de pecado.Quem algum dia já não se indignou com alguma coisa  e esbravejou contra ela?Até Cristo,com os vendilhões do templo!
Por fim,temos a preguiça,um pecado odiado pelos empreendedores que adoram passar o dia trabalhando ou fazendo alguém trabalhar.
Como vêm,estes pecados dão o que falar e,por isto,nós os escolhemos para ser contados e lidos nesta nossa Antologia.
Não seja avaro,nem tenha preguiça de participar.Encha-se de orgulho ao ver seu nome num livro de classe.Isto estimula a vaidade,mas,nada que um bom exame de consciência não cure.Claro que a ira tomará conta dos não convidados ao verem a repercussão da obra.Mas,você não é responsável por isso. A inveja é deles.Dê vazão á sua gula ao saborear seu sucesso.
O livro está aberto,também,á participação de autores de outros países.E,aos blogueiros,pois,eu os considero os jornalistas do futuro.
Vamos pecar juntos?

2 comentários: