TE CUIDA,IRMÃO

Imagem inline 1

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A ORIGEM DOS 7 PECADOS





A palavra pecado  (hhatá,em hebraico ,hamartáno ,em grego,significa errar; em Latim,virou peccátu),significa qualquer desobediência á vontade de Deus,embora o Todo Poderoso,que eu saiba,veio a  tocar neste assunto com ninguém e quem disser que ouviu alguma coisa deve estar,certamente, apossado do pecado do orgulho.

Hoje,eles são classificados mais como vícios, pois,a palavra pecado está em desuso,mesmo porque não existe pecado ao Sul do Equador,onde nós estamos,geograficamente,graças a Deus.
Eles são velhos como o mundo,sempre existiram em religiões  cujas origens se perdem no tempo,mas, o catolicismo,que nasceu para explorar a culpa,listou esses sete pecados para tornar o ser humano mais submisso, controlar os instintos básicos do ser humano ,sem se importar que isso trouxesse depressão ou até levasse alguém á loucura,como realmente aconteceu muitas vezes,até entre os santos da Santa Madre.   Vivemos em eterna “mea culpa” ,ou como dizia aquela música tudo que é bom é proibido ou engorda.
O que os gregos tratavam como problema de saúde – as depressões ,as alucinações ,o maelstrom,o estresse, a Igreja transformou em vícios cabeludos ,passíveis de confissão e penitência,pois,assim,saberia de todos os pensamentos,palavras e obras de seus seguidores.
Mas,como havia muito pecador e poucos padres para ouvi-lo e perdoá-lo ,a Igreja criou os pecados veniais,os levinhos, aqueles que não dão inferno e os capitais (de caput,cabeça),merecedores de condenação eterna.
Assim,a  gula,a avareza,a luxúria,a ira,a inveja,a preguiça e a soberba(orgulho ou vaidade) seriam severamente punidos.
Gula

Preguiça

Luxúria
Avareza

Ira
Inveja
Orgulho

Em 1589,Peter Binsfeld comparou cada pecado a seu demônio correspondente; assim Asmodeus,seria o demônio da luxúria,Belzebu,o da gula,Mammon,o da avareza,ganância,Belfeghor,    o da preguiça.Azazel,o da ira,Leviatã,o da inveja e Lúcifer,o belo anjo decaído,o do orgulho.
Pois é,esses sujeitinhos aparecem milenarmente entre nós ,apesar de todas as posições contrárias dos religiosos em geral e dos fanáticos,em particular.
Ainda haveremos, neste blog  de ,falar muito de pecados,assim ,quando cometermos algum,pelo menos seremos PHD no assunto e seremos pecadores acadêmicos,gente muito importante,não sabe o senhor e devotos de Lúcifer.
Vão pecando aqui lhes dou indulgências plenárias e este espaço estará sempre aberto para vocês.


3 comentários:

  1. Quem nunca pecou que atire a primeira pedra

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca pecou ,tem mesmo é que se atirar morro abaixo.É um babaca. rsss
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Quem se acha melhor do que Jesus Cristo que veio para livrar o homem do pecado ( palavra utilizada para classificar toda desordem e desobediência a vontade de Deus) e levou muito a sério esse tema, inclusive morrendo por todos os que tem crido, vão em frente e acumulem para si o que já pesa em suas contas desde a criação do mundo. O mundo não precisa de intelectualidade.

    ResponderExcluir