TE CUIDA,IRMÃO

Imagem inline 1

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MINHA VISÃO DOS PECADOS


                                      

                      OS 7 PECADOS CAPITAIS
                                                 

Sosseguem ,não vou começar cometendo o pecado da Vaidade,mostrando para você,leitor,conhecimentos acadêmicos,tentando provar que sei muita coisa  e torrando a  sua paciência ,fazendo-o cometer ,ao mesmo tempo o pecado da Inveja e da Ira,dois dos mais horrorosos que,segundo a Igreja,levam o sujeito direto para o Inferno,sem escala,como os bons voos internacionais.
A Igreja Católica que sempre inculcou nas pessoas o temor e a obediência  –em proveito próprio,claro – listou esses pecados ou vícios, desde a Idade Média,também chamada a Idade das Trevas,justamente por acontecimentos como a Santa Inquisição ,que de santa não tinha nada,o que me leva a crer que o verdadeiro deus dessas igrejas é o Outro,o Coisa –Ruim ,o Avesso e não o deus de amor que eu acredito e louvo,o Sábio Senhor,dos  povos antigos pré-catolicismo.
Esses sentimentos ocultos   que todos os humanos têm,e,muitos nem conseguem ocultar ,são crimes contra a vontade de Deus e levam o pobre cristão á danação eterna.
Concordo que todos esses pecados são coisas maléficas e que atrapalham a vida do pecador e infernizam a vida da vítima dessas transgressões,aqui ,mesmo,neste planeta de expiação ,já que eu,como São Tomé ,só acredito no que vejo,cheiro e pego.
Nossos autores,escolhidos por sua intimidade com as letras,falaram muito bem sobre todos.Um deles ,a professora Guacira Maciel,acrescentou a Intolerância,com toda razão,pois,esse é mesmo um pecado cabeludo que,aliado a seu companheiro,o Preconceito,causa muitos danos e até  violência e guerras.
Eu acrescentaria ,também,a Hipocrisia,para mim o pior de todos e o mais presente na nossa sociedade.
Os pecados listados são: a Gula,a Avareza,a Luxúria,a Ira,a Inveja,a Preguiça e a Vaidade ou Orgulho.
Se você, leitor,nunca cometeu nenhum desses,vou candidatá-lo a Papa.
Mas, vamos falar um pouco de cada um.
Comecemos pelo mais leve,a Gula,muito comum nos conventos,como uma espécie de compensação para a luxúria,o mais gostoso de todos os pecados,porém,vedado aos homens santos.
Comece tirando o diâmetro da sua barriga e se ela estiver parecendo com uma gravidez de nove meses,coitado de você;tá encrencado,irmão.E,antes de aterrissar no Inferno,vai fazer estágio nos hospitais,com os médicos tirando sua pressão,lhe receitando dietas  onde você só poderá comer alface e até alfafa,ou seja,você transformado em cavalo na oitava casa da vida.
O segundo,a Avareza,é dose,nem depois de morto o avarento descansa,já que adoraria levar no caixão tudo o que tem,como se fosse o faraó do Egito.
Essas pessoas gananciosas são chamadas de “unha – de – fome ”, “mão –de vaca”  e outros apelidos desagradáveis,mas,que o avarento não dá a mínima,desde que não lhe peçam dinheiro emprestado ou se convidem para comer na sua casa.Os vizinhos e amigos dizem:-“Rói as unhas para economizar feijão”,”-Não abre a mão nem pra dar adeus” etc,etc
Seu personagem favorito é o “Tio Patinhas”.
O terceiro,a Luxúria é um luxo,meu preferido nos anos dourados já que ,hoje,ficou  só a saudade.
Esse é um pecado com tempo marcado ,pois ,geralmente o pecador tem de 13 a 60 anos,podendo estender até os 70 ,graças á famosa pilulazinha azul.
Para usufruir deste pecado tem que ter grana pra gastar com aquelas menininhas más de famílias boas ou  abrir contas em lojas caras ,manter um carrão etc
Mas,que é um pecado danado de gostoso ,isso é inegável.
Do pecado da Ira nem Cristo escapou,pois,voltou-se contra os vendilhões do templo e,olhe que Ele ainda não sabia da missa a metade,pois,naquele tempo ainda não havia o Banco do Vaticano ,nem a Cúria Romana.
Desse pecado ,sou acometida muitas vezes,contra as coisas que leio e vejo nos jornais e TVs .Não chego” ás vias de fato” ou á violência,como muitos,principalmente atores e jogadores de futebol e os valentões da rua.
A raiva mal controlada  trás más consequências ,não só para o enraivado como para sua vítima.
Em alguns casos o raivoso pode acabar seus dias na cadeia e olhe que,até o Inferno é mais confortável que as cadeias brasileiras.
A Inveja é o mais comum e o pior de todos. O invejoso não tem paz e o invejado tem que fazer milagres para driblar o olhar de “seca – pimenteira” que o invejoso sempre lhe envia.Aliás,inveja vem de invídia que significa olhar maldoso.
O invejoso fica doente com o sucesso alheio e ,como é um pobre coitado,que nada faz para crescer,não acredita nos méritos do invejado,porque,se acreditasse,estaria passando a si mesmo o diploma de incompetente.
Alguns dizem que a inveja matou Caim, mas, esse é um erro grosseiro;a inveja  matou foi Abel.
A preguiça é um pecado  que em algum tempo todos têm;não adianta fingir.
O preguiçoso só será punido após a morte ,pois,não consegue se
 levantar do sofá e,como não corre riscos nem faz esforços,está imune a tragédias e acidentes.
O sofá é seu móvel favorito e o sono seu principal alimento.Qualquer prazer desagrada o preguiçoso se ele tiver que se levantar para usufruí-lo.
As igrejas em geral punem o preguiçoso ,pois,vivendo no ócio e na vadiagem,onde vai arrumar dinheiro para pagar o dízimo?
A vaidade ou orgulho fecha a lista dos pecados capitais (de caput,cabeça) e é o pecado das pessoas que se acham superiores  a todo mundo,pessoas egocêntricas que acham que o mundo gira em torno do seu umbigo. São chamados de esnobes, metidos a besta e geralmente são odiados.
Os esnobes podem ser gente muito rica ou famosa como artistas e escritores  que estão “por cima da carne seca”.Millôr chamava a vaidade de “excremento do talento”.
Assim,sem vaidade nem preguiça,apresentei os pecados muito bem desenvolvidos pelos nossos escritores e poetas,gente que sabe das coisas.
O livro foi feito para você,leitor,mas não se encha de orgulho sentindo-se o centro das atenções,já que tanta gente boa se uniu para alegrar sua vida.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


               

 NOTÍCIAS DA SELETA
Estaremos enviando a Seleta,2ª feira para  revisão e para Ovídio Poli fazer o prefácio.
Em seguida,seguirá para o diagramador e capista.
Já escolhemos o homenageado,Gregório de Matos.
Importante: Fui desaconselhada por muita gente do ramo a não fazer lançamento durante a Semana Santa.
Motivos:
*Salvador fica vazia;as pessoas aproveitam o feriado para viajar,naturalmente.
*Hotéis lotados,com os turistas que chegam.
*Muito provavelmente o vencedor (A) do concurso ,também,quererá passar com a família,não acham?
Assim,escolhemos três datas alternativas para que o lançamento aconteça.Terá que ser um sábado á tarde,pois,durante a semana fica inviável para quem trabalha.Ou seja,nós todos,pobres mortais.
O lançamento em SSA,com um cock-tail, será na Livraria LDM,elegante e central.

As datas disponíveis são: 13/20/27

POR FAVOR, ESCOLHAM UMA DELAS.A ESCOLHIDA SERÁ A QUE TIVER MAIS VOTOS.
Aguardo a resposta até dia 5/3 pois terei que fechar cocktail e livraria.
Muito obrigada.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

ENFIM,NOSSO HOMENAGEADO





                                                                               1836/1696
Gregório de Matos  Guerra é o homenageado da Seleta "Os 7 Pecados Capitais".
Ninguém como ele desafiou o establishment e conseguiu pecar  com muito empenho e alegria.
O chamado "Boca de Brasa" é o  escolhido por nós para apadrinhar esta Seleta.
Merecidamente!

                                           CONHEÇA SEU TRABALHO


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CONCLUSÃO

                             


 SELETA "OS 7 PECADOS CAPITAIS",FECHADA!

Fechamos  nossa seleta no prazo estabelecido e - o que é melhor -com gente da melhor qualidade.
Atingimos nosso objetivo que era trazer a diversidade literária,o talento  que brota no nosso rincão brasileiro,muitas vezes ignorado pelas grandes editoras ,pela mídia e ,desconhecido dos leitores.
Aqui,nas Seletas,Coletâneas e Antologias,quando bem feitas e bem escolhidas,esses talentos começam a florescer e aparecer,pois,terão leitura garantida nas escolas e universidades,onde se formam futuros leitores,nas entidades e bibliotecas,por onde circulam leitores já formados em busca de novidades,na mídia,devido á divulgação do livro e até nas estranjas,pois,mandamos o livro para Universidades fora do Brasil.
Para isso, tratamos   de fazer uma boa Seleção, revisar textos,escolher um bom diagramador e uma gráfica de confiança,que trabalhe bem,custe pouco e cumpra prazos,e "last but not least",criar uma capa impactante,pois,livro de capa sem graça é como mulher feia sem maquiagem:ninguém quer abrir e muito menos degustar.
Nossa capa é personalizada,e,neste livro,aproveitaremos o magnífico trabalho do pintor Hieronymus Bosch,que  viveu na Holanda,no sec.XVI e,cujas obras estão espalhadas nos melhores museus do mundo.
Certamente ficará um belíssimo livro,digno de frequentar  locais  onde se cultua a beleza e o conhecimento.
Capa e diagramação estarão a cargo  de Fernando Tangi,cujo traço,perfeito,é reconhecido na sua área em todo o país.Saibam mais sobre a "fera":

É pós-graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac-SP e tem formação em Comunicação Social pela Umesp. Atualmente executa trabalhos como freelancer em editoras como Carthago e Paulus.
Nos dois últimos anos trabalhou como criativo no departamento de marketing da Paulus Editora.
Lá, desenvolveu campanhas, anúncios, criação e edição de jornais internos e edição de arte de revistas.
Em seus 14 anos de atuação como designer, já trabalhou nas revistas Corpo a Corpo (beleza e fitness), DCasa (Decoração de luxo) e GEO (história) - ambas da Editora Escala e revista Uma (comportamento e moda), da Editora Símbolo. Além disso, foi Editor de Arte das revista Drogaria Iguatemi Nova Gerty Magazine, ambas editadas pela Editora Cusman, empresa especializada no mercado cosmético e farmacêutico e, na mesma função, para a Editora C&C, que publica a revista Eletrolar News(especializada no mercado eletroeletrônico).
Em 2000, editou a revista Look, uma publicação distribuída em Hamamatsu, Saitama e Gunma (no Japão). Antes disso, havia elaborado outro projeto editorial para um jornal com foco na comunidade nipo-brasileira, chamado Imigrantes Shimbum.
Tangi prefere trabalhar em Mac, mas não vê problemas em atuar com PCs. Apesar de gostar de design editorial, materiais publicitários estão se tornando um vício na vida deste designer que adora desafios.
Fernando fez,também,a capa e diagramação da Seleta "Traços & Compassos",da nossa Editora,em 2012.
Como ilustrador já teve trabalhos expostos em Salões de Humor em Piracicaba e em Minas Gerais.
fernandotangi@gmail.com / skype:supertangi
Ilustração para a revista Filosofia
Nosso prefácio ficou a cargo de Ovídio Poli Filho,conceituado escritor e criador da OFFFLIP,onde,em Julho,faremos o lançamento do livro,também lá.

E,assim,caminhamos.
Agradecimentos e parabéns a todos os participantes.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LISTA DE PARTICIPANTES E REGULAMENTO DO SORTEIO


    


“OS 7 PECADOS CAPITAIS”
  SORTEIO DOS PARTICIPANTES
Meninos,isto interessa.Eis os nomes dos participantes do sorteio  onde o escolhido pela sorte virá a Salvador com tudo pago por um dia para assistir ao lançamento.
Passagem aérea (ida/volta),traslado p/ o hotel(ida/volta),transporte p/ o local do lançamento e participação no cocktail e noite de autógrafos,transporte de volta p/ o hotel( com café da manhã), citytour no Salvador bus,visitando principais pontos turísticos,almoço e jantar.
È mole ou quer mais?
Comecem a rezar para o Sr. do Bonfim ajudar.
Participaram todos os autores que vivam em território nacional,oriundos de qualquer município brasileiro e os que vivem fora de Salvador;seria uma baita injustiça deixá-los de fora,vocês não acham?
Estamos estudando uma forma que dê completa transparência ao concurso.Nestes tempos de alta tecnologia pensamos num vídeo ao vivo,onde todos os nomes jogados na urna seriam mostrados publicamente e depois,sorteados por uma pessoa alheia á Editora.Exibiríamos o vídeo no You tube e na página de cada um dos autores.O que acham?
Aceitamos sugestões.
Ainda não fechamos a Seleta,mas,até o momento serão esses os participantes:

Almir Tosta
Adroaldo Borba
Amália Grimaldi
Ângelo Romero
Arlete Trentini
Charlene França
Cláudio Hermínio
Djanira Luz
Eliane Silvestre
Isabel Vargas
Ivone Soll
Izabelle Valadares
Lizien Danielle
Mirandi Oliveira
Maria Luiza Vargas
Mário Sérgio Andrade
Pablo Rios
Sandra Canassa
Tina Couto
Zeze Barcelos
PS:Autores que se cadastraram,mas,ainda não finalizaram sua participação têm até ao meio dia de 5ª feira,dia 14/2  para  concluírem seus cadastros.
Boa Sorte a todos!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ÚLTIMA CHAMADA



Miriam Sales,autografando a Seleta anterior,"Traços & Compassos".Sucesso absoluto.Mas,a caneta continua com a ponta afiada para autografar esta lançada agora.Participantes,a postos! 

              CONVITE  PARA O PECADO
Estamos selecionando autores para participar da nossa nova Seleta, “OS 7 PECADOS CAPITAIS”.
O tema é instigante,atual e explosivo.Dá para você deixar aflorar todo seu talento.
 Selecione o pecado sobre o qual quer falar,escreva uma crônica,um poema,um artigo ou um conto e participe deste que será o livro do ano.
Nosso lançamento em Salvador -  o primeiro deles -será durante a Semana Santa,no final de Março ou primeiros dias de Abril.Nos outros Estados ,vamos acertar as datas.Confirmados São Paulo,Rio e Brasília.
Estaremos nas Bienais e principais festas literárias brasileiras.
Nosso livro terá formato  15x21,miolo papel offset imune,capa  4xo ,papel supreme 300 g,brilhante, ISBN  e Ficha Catalográfica original da CBL;com orelha,diagramação e criação de capa  a cargo de um dos maiores profissionais do país.
Apresentação de Miriam Sales que falará sobre as origens destes pecados, os 7 pecados na Literatura e frases de autores famosos sobre o assunto.Para o prefácio convidamos Ovídio Poli Jr. um escritor famoso a nível nacional.
A capa e as ilustrações serão escolhidas entre telas de mestres  da pintura universal,entre eles Hieronimus Bosch.
Como na Seleta anterior exemplares serão distribuídos entre escolas,bibliotecas ,universidades e Academias em todo Brasil e enviadas para Harvard e Coimbra.
COMO PARTICIPAR
*Envie seu texto ou poema (sonetos, hai kais, poesia livre etc),acompanhado de dados biográficos  até o dia 31 de Janeiro de 2013.
* Ampla divulgação e cobertura da mídia.
*Serão selecionados de 70 a 100 participantes , autores novos ou já publicados.
*Deposite apenas $100.00 nesta conta do Banco do Brasil:
Agência:3385-5
Conta- Corrente:32.200-8
Miriam de Sales Oliveira
* O participante receberá 5 exemplares em sua casa com frete grátis para todo Brasil.
* Entre os participantes de fora do Estado da Bahia ,um deles será convidado para vir a Salvador,com tudo pago,por 2 dias,para assistir o lançamento oficial.
INSCREVA-SE AGORA E CONVIDE SEUS AMIGOS!


Nota da organizadora: Toda Seleta é uma cooperativa;cada autor participante  entra com um pequeno valor e ,assim,todos ,mais a Editora,constroem o livro.Invista no seu talento.Olha que a avareza e a preguiça fazem parte dos pecados.A Inveja,também,mas,esta fica por conta dos seus inimigos...

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CHEGAMOS LÁ!



Enfim,está sendo finalizada nossa Seleta,”Os 7 Pecados Capitais”.
Até 6ª feira,dia 8,estaremos com o quadro completo dos nossos autores ,mas,infelizmente não poderemos estender o prazo.
Camarão que dorme muito a onda leva ,diz o velho ditado.Como a nossa Seleta é uma cooperativa de autores – cada um contribuindo   com uma pequena parcela e   enviando textos e biografias,os participantes terão  seus nomes divulgados e  a certeza de  que participam de uma obra de respeito ,destinada ao público que nos interessa:professores,bibliotecários,escolas,entidades de classe etc.Esses autores,na sua diversidade cultural,têm consciência de que a união faz a força ,por isso,graças a esse compartilhamento,podemos fazer um grande livro.
O povo do livro está todo aqui representado. Atores que escrevem ,jornalistas,escritores profissionais, ilustres professores,diretores e roteiristas de teatro,poetas e cronistas,brasileiros e até portugueses,sempre muito bem vindos no nosso campo literário.
Nossa obra é democrática; a todos   acolhe,seus trabalhos bem vindos,desde que  tenham  conteúdo e sentimento.
Muitos foram chamados, mas, poucos os escolhidos.
Aqueles que foram chamados, mas,por um motivo ou outro não puderam aceitar o convite,lamentamos,mas,esperamos vocês na próxima Seletiva.Pois ,este,ainda é o maior meio de divulgação de novos autores e de autores já consolidados que conhecemos.
Nosso trabalho será debatido nas escolas,em bibliotecas e até nas ruas,nas festas literárias.E,autores serão chamados para debater com seus leitores.
Após o Carnaval – no Brasil é pecado capital alguém ousar trabalhar  durante o reinado de Momo – o livro seguirá para Tangi  criar  diagramação e capa .
Prometo que vamos arrasar!




                                              



                          



                                                         







          


                                    

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A IRA


                


OS SETE PECADOS CAPITAIS: A IRA
Desconheço alguém que nunca tenha sido atingido pelo sentimento da ira;nem o próprio Cristo,escapou dele,ao expulsar os vendilhões do templo.Claro que é um sentimento negativo,mas,ás vezes tão necessário! Do nada, por qualquer motivo,o rancor,a raiva e até o ódio,o mais feio dos filhotes da Ira,nos ataca e a vontade de agredir alguém toma conta de nós,e nos cega.Acontece com mais freqüência com pessoas impulsivas,do tipo pavio curto,pessoas com o sentimento de justiça muito aguçado,aquelas que “tomam as dores dos outros”os cordeiros de deus que querem resolver tudo e consertar o mundo.
A ira pode brotar também de um conflito interior,é próprio,nesse caso,de pessoas mal resolvidas,que têm raiva de si mesmo e transferem essa raiva para o mundo.È a ira dos fracos!Essas pessoas têm pouco ou nenhum controle sobre si mesmo e são mais propensas á outra e pior face da ira,a mais destrutiva:o ódio.O ódio é o sentimento dos fracos.Enquanto a ira é passageira,o ódio é eterno.Enquanto a ira é barulhenta,o ódio é sutil e silencioso.A  ira brota como um vulcão por alguma contrariedade,desilusão,por noticias de TV,ou acontecimentos fortuitos;a pessoa explode,mas,logo volta á razão.A ira é cálida,o ódio é frio.Vingança é um prato que se come frio,dizem os vingativos;o ódio é um sentimento visceral,enquanto a ira nasce do coração.Quem odeia quer vingança.Sabem como os chineses enforcam alguém? Diz a lenda que eles amarram o pescoço do coitado numa muda de baobá,a árvore mais alta do mundo;e esperam o baobá crescer até as nuvens;quem odeia não tem pressa.
O mecanismo da razão tem controle sobre a ira.È só deixar esfriar um pouco a cabeça e as pessoas voltam ao seu normal.Eu,particularmente,por temperamento,muito sujeita á indignação,acho que não se deve reprimir a ira,Pego num papel -que aceita tudo -escrevo o motivo da minha raiva,desencavo todos os palavrões da língua portuguesa,que é pródiga neles,desabafo,sem atingir ninguém,e sem reprimir meu sentimento -pois,não sou cuscus prá morrer abafada- e,daí semanas,pego o papel escondido nalguma gaveta,leio,e me divirto com o que está escrito,que agora,parece tão sem sentido.Se foi uma mágoa mais séria,analiso a situação á luz da razão e me ponho no lugar do outro;porque a razão foi criada para nos evitar danos.
Importante é a gente ter certeza de que ninguém pode nos atingir se nós não permitirmos. Podem dizer o que quiserem,magoar,levantar suspeitas,ridicularizar,se nós temos um ego bem resolvido,rimos de tudo isso e deixamos passar.Blindados pela fortaleza que construímos ao nosso redor,nada nos atingirá.Os cães ladram e a caravana passa.


BOM CARNAVAL!
FAÇA AMOR E NÃO,GUERRA!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OS 7 PECADOS CAPITAIS: A SOBERBA



O pavão  , imponente na sua majestade , zombava da grua ,por causa da feiúra das suas penas; tão pobres ,sem brilho, tão negras!
Minha roupagem é de ouro e  púrpura , brilha ao sol e espalha tanta beleza que,enfeita os jarrões dos palácios e, são disputadas por todos.
Porém, somente eu, disse a grua, posso voar para as estrelas, meu canto me leva ás alturas; já,tu, com toda essa beleza,caminhas pela terra, como as galinhas.
Moral da estória: melhor a gloria em andrajos que a desonra no fausto.
Fábula fabulosa de Ésopo, adaptada  por mim.